13.10.10

o barroco baiano, na 2a Atenas!

'Ao Luar' - Gregório de Matos

"Quando, à noite, o Infinito se levanta
À luz do luar, pelos caminhos quedos
Minha tátil intensidade é tanta
Que eu sinto a alma do Cosmos nos meus dedos!

Quebro a custódia dos sentidos tredos
E a minha mão, dona, por fim, de quanta
Grandeza o Orbe estrangula em seus segredos,
Todas as coisas íntimas suplanta!

Penetro, agarro, ausculto, apreendo, invado
Nos paroxismos da hiperestesia,
O Infinitésimo e o Indeterminado...

Transponho ousadamente o átomo rude
E, transmudado em rutilância fria,
Encho o Espaço com a minha plenitude!"

***
***

'Desarrollo' - de quem quiseres!

"Não só uma velha amizade, a confiança a transcender o visível, o suporte das muitas batalhas vencidas, a proteção
na paternidade. Mais: a estabilidade do poder 'de poder', do poder de 'ser' e a presença imposta na vontade 'do contínuo". Que audácia inquirir ou revelar o que no íntimo revelado sempre fora! No ''desarrollo'' dos caminhos, tudo vale mantendo-se o conveniente desejado. Ou não?!"

0 comentários: