29.10.11

Principalmente para ti, criança...

Se fosse falar dos territórios sob o viés que pensei, talvez Canclini e seu 'hibridismo cultural' fosse uma boa pedida. Mas aqui, usando o mesmo 'pensar', acho que Levi-Strauss e os 'mitos' viriam a calhar, só que talvez numa direção bem mais complexa, quase ancestral e de difícil entendimento (porque fácil) para um batalhão de 'pesquisadores da vida', no qual me incluo.
Nesse sentido, cachoeiras de perguntas me vêm ora ou outra por 'distintas' pessoas, buscando respostas plausíveis para aquilo que não precisa de respostas claras, e sim de 'sentires'. E começam: "Então, minha jovem, como se dá essa ligação? Sob que critérios? Como explicar todo esse batalhão?"
O mais tocante é que são questionamentos para a pessoa 'errada', sem perceberem que das mesmas inquietações padeço!

Algumas respostas estão no cotidiano, por isso, se responder, lá, onde fui fisgada pelo amor e a cumplicidade se fez convidar, estão minhas crianças, traquinas, cheias de vida e vontades, sem distinções alguma. Como negá-las? Também, minha amiga... que mulher, que cheiro e sapiência, uma dama; e dois rasos, rasíssimos, notáveis e queridos. Ganhei amigos que me tomaram pra si e que muito me honram a amizade e cada vez mais me fazem pensar nossos caminhos marcados por encontros,
amadurecimentos, elos, descobertas; lindas descobertas!
Sinto-me feliz e orgulhosa por ver, mesmo com pequenas falhas, a organização e seriedade com que seguem seus caminhos e preparam os dos seus e de contribuir um pouco com isso; faz sentir-me útil e privilegiada.
Queria ter o dom do desenho e das palavras para registrar os encontros, trocas, aprendizados, momentos de cumplicidade como se dali outros não fossem se repetir. Mais: o vigor das buscas, do experimentar e, principalmente, das percepções de si, do outro, dos outros. Mas ai, diria certa jovem, "seria querer demais, né, c. de xita?!".

Contudo, não seria querer demais ver o brilho nos olhos daquele homem tão jovem e tão forte e seus sentimentos aflorarem sem medo e sem entraves, porque tão belos quanto seu coração, são; e sabê-lo vivo e comigo até a velhice (minha, primeiro rs), mirando-me com aqueles 'olhos de capetinha' e aquele sorriso matreiro, dizendo: "Talvez!". Assim como sair do coração daquela outra bela criatura como mulher pra dar lugar de vez à candura de uma amizade forte e sincera. Também ao que espera (mas não busca) sua paz, ter a noção do seu entorno e de tudo e todos, incluindo seu 'perfume de jasmim', tomando posse do que é seu. E as duas almas gêmeas mais pares que podia haver? Que criaturas são aquelas?! Mais pareço-lhes o regente. Como pode?! =O E todos os rasos, toscos, ralados, cdx...
Algumas respostas vêm do cotidiano, mas as demais, um dia descubro. Até lá... vou 'talkeando' com Levi-Strauss e me deliciando com os mythos que aportam por um 'desvendar, desnudando os significados' e que tem muito a ver com tudo isso!
Minha criança, consegui cumprir a promessa do texto?!

#mpeqgaptam

0 comentários: