28.9.10

Gita

Depois de um dia longo e quente, Raulzito me recepcionou, graças a Hugo Reis e ao 106,noite.
Em uma das minhas músicas prediletas de sua obra, ele diz: "Eu sou o início, o fim e o meio". Não saberia dizer agora o contexto no qual ela figurou (alguns dizem ter a ver com o hinduismo), tendo em vista a formação filosófica do Maluco Beleza e suas muitas metáforas (sim, muitas!), embora toda 'Gita' se ampare na contradição (eu sou a vela que acende, a luz que se apaga/raso, largo e profundo/o tudo e o nada). Mas posso trasnportá-la para o meu, que não anda lá muito poético e ao mesmo tempo repleto, logo, contraditório!
Provalvente, salvo esse advérbio, nenhuma semelhança; mas ouvindo, Gita me fez recordar uma 'leva' de coisas e pessoas, que, ainda sob esse viés, poderia ser:

Consolar com carinho e palavras sinceros amigos queridos e ao mesmo tempo ser egoísta; ser cobrada por todos os lados e não poder cobrar por 'n' motivos; a coragem e o receio da transparência; não ter medo das palavras e da paciência!
A fome de saber e a teimosia fulgás; as lágrimas fugidias e os sorrisos; o mistério nada oculto e as descobertas; o olhar firme e a timidez natural; o sabiá e o tom...os sonhos invasores e os recados, e a realidade; as energias espontâneas e as a mim enviadas; o encanto e o encantar!
O olhar curioso, firme e matreiro e o perceber; a sensatez e a espontaneidade...ou a razão e o sentir?
as ações que advém das metas que resultam na realização; o amadurecer dos anos e os aprendizados com o amadurecer...
Ho, Ho...Quer saber? Isso é sono! Complexidade demais para uma ''cabeça-só'' e um ''só-texto''. Se continuar assim, termino o post questionando se com tantos advérbios (que me perdoe Raul pela pretensão), um dia poderei dizer que sou o início, o fim e o meio! :p

2 comentários:

Natália disse...

Ameeei o paradoxo! É preciso balancear
A citação no final foi perfeita.

Samilla Fonseca disse...

Acho que todo mundo é meio Gita. Somos a coisa mais complexa de todo o universo, cientificamente comprovado. E a complexidade, como é feita de muitas coisas, sempre tem muita contradição.
Beijos. =D