2.4.10

Poucas vezes uma imagem me impressionou tanto!

Incrível como algumas imagens nos prendem!
Não se trata apenas de semiologia, das teorias de Saussure, o significado, significante, etc., mas de algo muito maior e complexo...
A última vez em que uma imagem tinha me tocado assim foi quando fiz o primeiro texto pro '20 de novembro' no blog, já em Portugal, quando abri o site da ig pra ver meu e-mail e lá estava uma reportagem sobre um menino do Congo, vítima de um coflito naquele país.

Desde o início da semana retrasada, sempre que entrava em algum site dava de cara com a foto do menino Diego, violonista de 12 anos, que ficou conhecido durante o enterro de um coordenador do Afroreggae, Evandro João da SIlva, morto em dezembro passado. As lágrimas que escorriam pelo rosto de Diego chamou a atenção de quem estava presente e da mídia. Mas dessa vez, o motivo era outro. Havia sido internado em estado grave depois de uma cirurgia complicada de apêndice. Desde então, vinha acompanhando o caso, torcendo para que ficasse bem...descobriu-se que ele tinha leucemia aguda!

Daí, ontem varei a noite trabalhando na dissertação, com a internet me dando nos nervos (caía de 10 em 10 min, já estava p... da vida com ela!), com saudades de conversar com alguém mas este me ignorava; parando apenas às 3 e alguma coisa da manhã. Estava focada na dissertação, então, nem vi mais nada na internet. Como vida de pesquisador, mestrando com prazos batendo à porta, não tem hora de descanso, talvez minutos!; acordei cedo e voltei pro batente. Só agora, depois do almoço, quando abri o globo.com vi que já estavam velando o corpo dele. Caraca! Nem o conhecia, só acompanhei o caso pela internet, mas peguei um susto, como se ao invés dele, tivesse morrido um conhecido e eu soubesse de 'sopetão'! Fiquei triste com a notícia, mas tenho uma 'idéia' da morte diferente...
Quem somos nós para questionar aquilo cujo poder de mudar não detemos!!!

Lembrei agora de dona Pirrixi e da neta, na comunidade, correndo na minha direção com os olhinhos felizes, querendo meu colo; e do Chicó perguntando se eu já havia jantado,onde eu estava, me olhando com aquela carinha linda e curiosa, mas cheia de carinho (detalhe: que ele demostrava aos pedaços..r.s...fomos conquistados um pelo outro!)...deu saudades...uma saudade apertada, onde eu que queria o colo deles, da energia boa e inocente, com a 'verdade' que a condição de criança lhes dá!

2 comentários:

Walace disse...

Cara, até eu fiquei triste agora. Juro pra você que eu não iria ler, mas sei lá, depois que vi a foto e depois de ler um trecho do quê você escreveu tive que ler denovo. :/

Se puder faz uma visitinha no meu blog: http://worldofpop.wordpress.com/ :)

Daniel Silva disse...

essa imagem mesmo é fantástica. apesar de você ter dado calote no meu blog, estou aqui.

abraço