12.1.09

Maranhão no raking do trabalho escravo!

Sempre que posso, dou um jeito de ver o que anda acontecendo em meu Estado. E hoje, havia uma reportagem sobre o trabalho escravo no Maranhão, que lidera o 3° lugar no raking. Dentre tantas notícias não tão boas (greve dos policiais, risco de desabamentos, fuga de presos, etc...), foi a que mais me chamou a atenção, apesar de este ser um assunto antigo a circular pela 'terrinha'!
Não preciso dizer que é um absurdo em pleno século XXI ainda nos depararmos com esse tipo de coisa.

A história é a mesma: trabalhadores que vão atraídos pela promessa de melhores condições de vida. Ao chegarem, logo despertam para a realidade nada bela de um ambiente de descaso e sofrimento. Têm que comer, portanto, farão dívidas. Se não as pagam, morrem. Se questionam, morrem ou são maltratados. Péssimas condições de higiene, péssima alimentação, sem falar do resto. Os estados do Maranhão, Pará e Mato Grosso são os recordistas!
"Segundo o último cadastro de empregadores que utilizaram mão-de-obra escrava divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 66% dos flagrantes do crime ocorreram em estados pertencentes à Amazônia Legal, região que abrange Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. O cadastro, divulgado semestralmente pelo governo desde 2003, é conhecido popularmente como “lista suja” e reúne 201 nomes de fazendeiros e de empresas." (Dados: imirante.com)
Ainda falta muita coisa a ser feita, é sabido. Mas infelizmente, o que tem sido realizado, dá-se numa velocidade um tanto lenta. Faltam ações: políticas públicas mais eficientes, ações por parte dos governos e munícipios...

Não podemos continuar neste ciclo, nesta passividade!

Tem-se que cobrar, mas também fazer cada um sua parte! E as denúncias são uma dessas formas!
Vale pensar nisso!

0 comentários: