6.11.08

Por que a vitória de Obama é importante pra nós?

Pensemos num país cuja tolerância racial é, apesar de muitas décadas terem se passado, ainda superficial, e a idéia de ter um presidente negro a comandá-lo seria impensada, indesejada, rejeitada de todas as formas possíveis? Congratulations para os que pensaram na tão “grandiosa” (será?!) nação norte-americana.

A vitória de Obama não significa apenas a possibilidade de uma melhor relação entre norte-americanos negros e brancos, mas também o despontar de uma esperança para o mundo. Nós temos o hábito, às vezes não tão ruim, de ver nos EUA o ideal, o sinal de sucesso... o famoso “sonho americano”. Para os negros, talvez, esse despontar seja ainda mais abrangente, pois significa a possibilidade de outros cidadãos não só norte-americanos, mas de qualquer parte do mundo também conseguirem. Não precisam ser literalmente presidentes ou ministros, mas serem “o presidente” dos seus sonhos, que ao se realizarem, fazem-no também de tudo que o circunda, quando se pensa na vida como um grande e contraditório círculo de necessidades e de interesses.

O mais interessante é que Obama ainda não assumiu a Presidência (até janeiro, Bush ainda é o Presidente dos Estados Unidos da América), e sua vitória já repercutiu na economia do mundo. O dólar disparou - o que pra nós é péssimo, já que junto com ele o euro também sobe! - as bolsas fecharam em alta...Anyway! Como a figura de uma pessoa pode mexer tanto com todo um planeta?!

Ao se tratar de política, não é novidade pra ninguém que os inimigos de hoje, são os aliados de amanhã e por aí vai; e as formas como os acordos se dão e as alianças se estabelecem vêm sempre de encontro ao interesse de um grupo, que consequentemente chega até nós. Talvez algumas pessoas não tenham entendido o fato de o Lula não ter chegado ao poder e virado aquilo de 'pernas pro ar' (se bem que já estava!). Petista, sindicalista...
Mas não, ele foi inteligente, sensato e devagar...e devagarzinho está fazendo um trabalho. Meu receio é que seu sucessor não tenha o mesmo tato. E não importa a oposição...eles também percebem as mudanças, só não as assumem.

Mas voltando ao assunto inicial...Obama disse logo após a confirmação de sua vitória que: "Se existe alguém no mundo que duvida que os EUA são o país onde qualquer sonho pode se tornar possível, a noite de hoje é a resposta", afirmou o senador por Illinois. "Foi uma espera longa, mas graças ao que fizemos hoje, a mudança está chegando aos EUA".
É! Sinceramente, sua vitória deixou-me muito feliz! Se ele fizer metade do que imagino, em alguns anos (quem sabe?!) teremos algumas posturas imensamente desejadas e nada acreditadas. Um historiador citou que a vitória de Obama significa uma nova disposição americana de conversar com o mundo em vez de impor sua vontade. Eis uma boa reflexão!
Agora é esperar!

3 comentários:

Luana! disse...

Isso também moraliza o povo americano q embora esnobe os demais povos votaram pela mudança.

Adorei teu texto...nada a tua cara tosca!!

I like you

Anônimo disse...

A imagem de Obama já havia vencido as eleições e tem um significado importantíssimo para a história política dos Estados Unidos, para o símbolo mundial de 'democracia' e para a idéia de pluralidade e diversidade na democracia.

Mas ainda estamos na imagem. A imagem do homem negro, que foi pobre, filho de imigrante, com sobrenome HUSSEIN e outro que lembra o OSAMA.

Assim como Lula, que com sua vitória representou um importante passo para a democracia, mas que ainda não efetivou uma política de esquerda e que ampliasse as perspectivas das minorias no país, vou esperar pelos primeiros sintomas de novo tempo que os olhares lacrimejantes dos cidadãos estadunidenses estamparam em todos os telejornais que vi.

Que a euforia do momento perdure!

[Por aí, a repercussão deve ter mesmo causado grande debate por ser primeiro mundo, hein!]

bjo

Flávia Batista disse...

oieeeeee...

mulher, adorei teu blog! tu n tem noção. Sobre o teu post, eu até q n acompanhei essas eleições norte-americanas este ano, mas do pouco que vi, me interessei muito na vitória de Obama! Fiquei hiper feliz pq ele ganhou. Tudo o q eu queria, era q uma pessoa com uma visão diferente (que não ache que declarando guerra se resolve tudo) conquisatsse o poder que detém nas mãos a segunrança do mundo todo!!!!

bjao