13.3.11

2011!

Há tempos vinha pensando sobre o que escrever no primeiro post de 2011. Tantas coisas por falar; tantas pessoas; tantos momentos...


Mas aí, nesse fim de semana, em mais uma viagem ao sítio 'de Teresa D'Avila', num relato completamente avesso ao sentimento que me despertou, mas totalmente inserido no trabalho pelo qual lá estava, veio a VONTADE e cá estou. Acho que uma palavra traduziria bem o enredo: CORAGEM! A coragem da qual falava dona Iracema, com sua tez preta, sua voz forte e segura e seu olhar sincero, fez-me lembrar do seu antônimo: COVARDIA!


Covardia que mesmo os mais fortes e decididos um dia experimentam; trazem pra si!

Pensei no quanto, em muitos momentos, somos covardes...covarde ela, covarde ele, covardes nós, covardes eles, covarde eu...!


Covardia que às vezes faz com que pessoas ultrapassem todas as fronteiras do permitido para não perder; pela estabilidade; pelo cômodo, mesmo quando já não lhe compete/pertence mais...sempre serão uma mentira, sempre perdem e machucam!

Covardia pela qual outras são omissas ou num momento de reflexão, de decisões...pensam, ponderam demais, arguidos sobre interesses maiores, vaidades...também perdem e machucam!

Covardia daqueles que experimentam sensações únicas, sentimentos novos, captam pequenos gestos formadores, mas também ponderam demais; deixando espaço para seu antônimo quando já não há similaridade...e também perdem!

Covardia daqueles que sabem o que é preciso, ou o que fazer, mas não ajem, não se movimentam; covardia que faz com que algumas pessoas sempre esperem das outras, quando reconhecem ser uma ação única e exclusivamente deles...e não realizam!


Uma palavra tão forte; e em muitos casos, ofensiva; mas noutros, apenas uma contastação. Covardia que em nenhum momento vi naquela face cheia de histórias, daquele patrimônio vivo de um lugar que por si só, traz um misto desses dois substativos; e que inebriou tanta força que 2011, 2012, 2013...serão sempre parte a complementar, a construir!

A história que dona Iracema contava fica para um outro post. Então, a todos, um belo e 'corajoso' 2011!

1 comentários:

Anônimo disse...

Salut!
é engraçado quando em alguns saites aparece uma mensagemzinha dizendo "seja o primeiro a comentar". Em confesso, vejo que o post da portuguesinha aki ta bem resumido, mas com uma densidade peculiar. Não a conheço, mas tenho certeza que ela gostaria de dizer bastante coisa. nossa, ta quase como um puxão de orelha. rsrs, diria um belisco. Mas é de se perceber que, tadinha, nesses tempos essa pekena ta tão atarefada que retiro aki minhas cobranças. então... a palavra "covarde" quando em reflexão se torna intrigante, e vc cdx deu esse tom ainda mais intrigante e puxão de orelha. como que se estivesse faltando atitude positiva e um tanto de vergonha na cara, numa antítese da inércia. de certo modo, também, sinceridade ou honestidade. Sim, quanto a dona Iracema, ficou um gostinho de quero mais, teno imginar como é o jeito dela, o falar. Hasta!